GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


A indústria da construção civil é uma das que mais consome recursos naturais e energia. Além disso, também é responsável pela geração de grandes quantidades de resíduos. Neste contexto, a Resolução CONAMA nº 307/2002 e suas alterações, dadas pelas Resoluções CONAMA nº 469/2015, n° 431/2011 e n° 348/2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

 

Considerando o contexto apresentado, analise as assertivas a seguir:

 

I – Os resíduos da construção civil são divididos em cinco grupos: A, B, C, D e E.

II – Plásticos, vidros e metais gerados na construção civil são classificados no grupo A.

III – Resíduos perigosos não podem ser encaminhadas para reciclagem.

IV – Não existem tecnologias economicamente viáveis para a reciclagem de produtos oriundos do gesso.

 

Considerando a norma vigente, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


Apenas as assertivas I e II estão corretas.


Apenas as assertivas II e III estão corretas.


Apenas a assertiva I está correta.


As assertivas I, II, III e IV estão corretas.


Apenas a assertiva III está correta.

A geração de resíduos de construção e demolição é crescente e acompanha o crescimento da economia. Porém, trata-se de um setor que utiliza muita energia e recursos naturais, além de gerar muitos resíduos, sobretudo volumosos. Diante da necessidade de estabelecer diretrizes e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, foi instituída, em 2002, a Resolução CONAMA nº307/2002. 

 

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade do gerador de resíduos da construção civil.


Os transportadores de resíduos da construção civil não possuem responsabilidade sobre os resíduos coletados e transportados. 


As pessoas físicas podem dispor os resíduos da construção civil em aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos.


As pessoas físicas não são consideradas geradoras de resíduos da construção civil, logo a responsabilidade é do poder público municipal.


As pessoas, físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, são responsáveis por atividades ou empreendimentos que gerem resíduos da construção civil.


Os geradores de resíduos da construção civil não são responsáveis pelos resíduos das atividades de terraplanagem.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Direção vai fornecer equipamento destinado ao tratamento de resíduos

 

Atento às questões ambientais e ciente do compromisso de todos para a destinação adequada dos resíduos, o grupo mineiro Direção Consultoria & Engenharia, especializado em prestação de serviços que envolvem a elaboração de estudos, pesquisas, diagnósticos e projetos de engenharia, diversificou seu leque de atuação e aposta em um novo nicho de negócio: a montagem e revenda de equipamentos com tecnologia japonesa para o tratamento adequado do lixo. Todo o processo de produção e aquisição será feito pela Direção Máquinas, empresa do Grupo Direção Consultoria & Engenharia, responsável pela montagem do equipamento e com patente autorizada para a fabricação. “Percebemos que, além do negócio, é preciso tratar a destinação correta do lixo de forma séria e responsável. Por isso, estamos acreditamos em soluções altamente sustentáveis e apostamos na montagem e revenda de equipamentos com tecnologia japonesa, hoje considerada a melhor opção para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais, de agronegócio e hospitalar. O equipamento reduz em até 95% o volume dos resíduos e está totalmente dentro das normas ambientais”, detalha o CEO do Grupo Direção Consultoria & Engenharia, Fred Couto. O equipamento, chamado “DRTO5”, que realiza a decomposição de resíduos por meio de plasma frio, que pode integrar uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos. Funciona com a presença de oxigênio e dispensa totalmente a utilização de lixões, que já foram proibidos desde 2010. A tecnologia tem capacidade para tratar 210 kg de lixo por hora e apenas uma máquina atende, por exemplo, as necessidades de um município de até 20 mil habitantes. Vale ressaltar que é feita a triagem de todo o resíduo antes de dar entrada no maquinário, o que torna indispensável a colaboração de Associações de Catadores de Papel (DIÁRIO DO COMÉRCIO, 2019).

 

Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/direcao-vai-fornecer-equipamento-destinado-ao-tratamento-de-residuos/. Acesso em: 15 jun. 2020.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - O equipamento não utiliza combustíveis ou fonte de energia externa para o processo de tratamento do lixo.

 

PORQUE

 

II - o lixo é o próprio combustível e 100% da matéria resultante é aproveitável e pode ser usada como adubos, insumos para cimenteiras, fabricação de bloquetes, entre outros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho do artigo a seguir:

A prática do coprocessamento de resíduos na indústria de cimento tem se expandido devido à necessidade crescente de uma destinação ambiental e socialmente mais adequada de resíduos provenientes de diversos processos industriais (ROCHA et al., 2011, p. 1).

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/esa/v16n1/a03v16n1.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:

I - O coprocessamento de resíduos requer um apurado sistema de monitoramento e controle de efluentes atmosféricos no processo de produção de cimento.

PORQUE

II – Pode-se utilizar a energia calorífica resultante do uso de resíduos do processo de produção do cimento para gerar energia elétrica sem nenhum consumo adicional de combustíveis.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Arujá contrata nova empresa para coleta de lixo, mas moradores permanecem sem o serviço

 

A Prefeitura de Arujá contratou uma nova empresa para fazer a coleta de lixo na cidade. No começo da semana a cidade suspendeu o contrato com a Center Leste, que era responsável pelo serviço, pois a empresa está sendo investigada pela Justiça. Por causa dessa transição, no entanto, os moradores de Arujá ficaram quase uma semana sem coleta e varrição de ruas. Um transtorno para os moradores que tiveram que conviver com lixo em frente das casas e até espalhado pelas ruas e terrenos baldios. A coleta de lixo foi realizada pela última vez há mais de uma semana. Agora os resíduos se acumulam por diversos bairros. No Parque Rodrigo Barreto, por exemplo, as lixeiras ainda estavam cheias no começo da tarde desta quinta-feira (18). De acordo com o Jocelino de Oliveira, moradora da Rua Benedita Leopoldina de Almeida, o problema tem atrapalhado a rotina, pois causa mau cheiro e atrai pragas. A opção encontrada por ele e por alguns vizinhos foi manter o lixo na garagem de casa [...] (DIÁRIO TV 1ª EDIÇÃO, 2020).

 

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/06/18/aruja-contrata-nova-empresa-para-coleta-de-lixo-mas-moradores-permanecem-sem-o-servico.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

A coleta de resíduos sólidos urbanos é uma atribuição do município, realizada porta-a-porta por quase todos os municípios brasileiros. Após a coleta, os resíduos são transportados para as unidades de tratamento ou para o local de disposição final. Porém, em alguns casos ainda são previstas estações de transbordo. Considerando o contexto apresentado, as estações de transbordo são:

 


Locais onde os resíduos são dispostos.


Locais onde os resíduos são transferidos de veículos menores para veículos maiores.


Locais onde os resíduos são segregados para reciclagem.


Locais onde os resíduos perigosos são acondicionados.


Locais onde os resíduos orgânicos serão tratados por compostagem.

Uma vez dispostos nos aterros, os resíduos sólidos urbanos passam por processos de decomposição, que varia ao longo do tempo e, normalmente seguem 5 (cinco) etapas.

 

1 - Anaeróbia ácida, de transição.

2 - Metanogênica estável, de fermentação de metano.

3 – Maturação.

4 - Metanogênica instável.

5 – Anaeróbia.

 

Considerando os processos de decomposição, assinale a alternativa que representa a ordem correta dos processos de decomposição.


3 – 1 – 2 – 4 – 5.  


2 – 1 – 4 – 5 – 3.


5 – 1 – 4 – 2 – 3.


1 – 5 – 3 – 2 – 4.


5 – 1 – 4 – 3 – 2.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Estado iniciará gestão de resíduos sólidos em municípios de Consórcio Municipal

 

Com o objetivo de implementar a gestão de resíduos sólidos e aterro sanitário, cinco municípios paraenses formaram o Consórcio Municipal CONCISSS - Castanhal, Inhangapi, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará e São Francisco do Pará. Na segunda-feira (2), técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) se reuniram com representantes do Consórcio para definir como as ações serão organizadas nos próximos meses. “O Termo de Cooperação Técnica entre o Consórcio e a Sedop existe desde 2018, mas nunca saiu do papel. Queremos dar oportunidade para que estes municípios deem andamento ao projeto. Esta é uma forma de beneficiar as localidades que têm menos de 20 mil habitantes, e que buscam a captação de recursos para a gestão de resíduos”, explicou o secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu. De acordo com o secretário, a Sedop se comprometeu a iniciar as avaliações para a construção de centros de triagem em cada um dos cinco municípios. “Vamos começar de maneira imediata. A partir delas é que veremos a viabilidade para as construções dos espaços”, complementou. As obras destinadas ao Consórcio serão financiadas por meio de convênio entre governo do Estado e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) [...] (AGÊNCIA PARÁ, 2020).

 

Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/16719/. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto dos projetos de aterros sanitários para resíduos sólidos urbanos, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I – O chorume é um líquido que tem como características a cor escura, o mau cheiro e a elevada DBO.

 

PORQUE

 

II – É resultante da decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos, tendo alto potencial de contaminação do solo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Campanha arrecada 3 toneladas de lixo eletrônico em Nova Andradina

 

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, realizou mais uma edição da coleta de lixo eletroeletrônico, na Praça Brasil. Foram recebidos diversos materiais, totalizando mais de 3 toneladas. Graças à parceria feita com a BSY Resíduos, os materiais foram transportados num caminhão de coleta especializado e licenciado para resíduos perigosos até a Associação Recic.LE, localizada em Campo Grande, onde terão a destinação correta. Nessa edição foram recolhidos televisores, computadores, impressoras, telefones celulares, aparelhos de som, geladeiras, freezers e ar condicionado, entre outros. O secretário Hernandes Ortiz, disse que o lixo eletroeletrônico, além de ocupar espaço nas residências, possui componentes contaminantes que degradam o solo e água, causando sérios problemas ao meio ambiente [...] (NOVA NEWS, 2020).

 

Disponível em: https://www.novanews.com.br/noticias/cidades/campanha-arrecada-3-toneladas-de-lixo-eletronico-em-nova-andradina. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto dos aterros de resíduos perigosos, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – O local do aterro de resíduos perigosos deve ter iluminação e força de modo a permitir uma ação de emergência mesmo à noite.

II - O local deve possuir sistema de comunicação interno e externo, para pelo menos permitir o seu uso em ações de emergência.

III - Todas as instalações que tratem, estoquem ou depositem resíduos perigosos devem possuir sistema de monitoramento de águas subterrâneas.

IV - A instalação deve ser monitorada durante a sua vida útil, incluindo o tempo de pós-fechamento.

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III e IV.


I e II apenas.


II, III e IV apenas.


I, II e III apenas.


II e III apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Patos de Minas produz 120 toneladas de lixo por dia e Aterro Sanitário fica próximo do limite

 

Em uma sociedade cada vez mais consumista, onde quase tudo é descartável, a produção de lixo impressiona e se torna um desafio para os gestores dos recursos públicos. Em Patos de Minas, os cerca de 160 mil habitantes produzem uma média de 120 toneladas de lixo por dia. Uma montanha de descartáveis que vai exigir criatividade da Administração Pública dentro de pouco tempo. O lixo que sai das residências é coletado em caminhões, duas vezes por semana nos bairros e diariamente no centro da cidade, e levado para o Aterro Sanitário. Não há reaproveitamento de descartáveis, todo o material descartado é coberto por terra e apenas é feita a coleta de chorume e o controle de gás para evitar a contaminação do ar, do solo e de nascentes [...] (PATOS HOJE, 2020).

 

Disponível em: https://www.patoshoje.com.br/noticia/patos-de-minas-produz-120-toneladas-de-lixo-por-dia-e-aterro-sanitario-fica-proximo-do-limite-46590.html. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

 

I – A escolha do local para implantação de um aterro deve atender ao planejamento do desenvolvimento econômico-social e urbano da região (Plano Diretor).

II – As condições operacionais do aterro devem ser planejadas ainda na fase de projeto, visto que, determinarão a manutenção dos aspectos sanitários da instalação.

III – Para que um aterro sanitário mantenha um bom padrão de funcionamento, faz-se necessária a existência de estruturas de controle, como uma balança rodoviária.

IV – A enorme quantidade de variáveis complica o processo de seleção e demanda que sejam consideradas diversas alternativas antes da definição final.

 

É correto o que se afirma em:


I e IV apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III apenas.


II, III e IV apenas.


I, III e IV apenas.

Leia o trecho da reportagem a seguir.

 

Moradores são habilitados para realizar coleta seletiva de lixo no Conjunto Açucena

 

Cerca de 20 moradores do conjunto habitacional Jardim Açucena, na Zona Sul de Macapá, participaram, em abril de 2019, de um curso sobre destinação correta de lixo. A ação é um preparativo para implantação do projeto de coleta seletiva no local. Segundo Adrian Castelo, chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Limpeza Pública do município, o objetivo é repetir no Jardim Açucena o Comitê de Gestão Ambiental e Patrimonial existente no habitacional São José, ambos construídos pelo "Minha Casa, Minha Vida". "A gente está trabalhando a questão da educação ambiental nos conjuntos São José e Açucena. O São José já tem elaborado e instalado um Comitê de Gestão Ambiental e Patrimonial aonde já desenvolve esse serviço de coleta seletiva e reciclagem", explicou Castelo. No São José, além da coleta seletiva de lixo, o Comitê de Gestão Ambiental já realiza um trabalho de reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão orgânico.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2019/04/06/moradores-sao-habilitados-para-realizar-coleta-seletiva-de-lixo-no-conjunto-acucena.ghtml. Acesso em: 8 abr. 2019.

 

Considerando os serviços de limpeza urbana, como por exemplo a coleta seletiva, assinale a alternativa correta.

 


A limpeza urbana refere-se apenas aos serviços de varrição, capina e poda de árvores, quando estas prejudicam a mobilidade urbana.


A limpeza urbana é de competência do Estado, visto que os municípios não possuem recursos para tal atividade.


A coleta seletiva não contribui com os serviços de limpeza urbana, pois apresenta um custo elevado, o que a torna inviável.


A implantação da coleta seletiva é um grande desafio dos municípios devido à falta de recursos financeiros e de infraestrutura.


A coleta seletiva é importante apenas do ponto de vista ambiental, pois segrega os resíduos na fonte geradora.

Páginas: 12